Situação de trabalhadores do PAC Nova Brasília piorou

Uma reunião na Prefeitura na tarde desta discutiu a situação dos trabalhadores na obra do PAC do Bairro Nova Brasilia, em Brusque. O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, esteve no encontro, que contou ainda com as presenças do técnico em segurança do trabalho Rivanildo Cerqueira, do Sinduscon, o engenheiro Rafael Knihs, do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) da Prefeitura, o secretário de governo Wiliam Mollina, a diretora do DGI, Andrea Patricia Volkman, o vice-prefeito, Ari Vequi, e do prefeito Jonas Paegle.

De acordo com o que foi apurado em uma visita feita esta semana no local da obra, os mesmo problemas já verificados no mês passado em outra vistoria continuam. As más condições de trabalho dos empregados, na avaliação do Sintricomb, pioraram.

“O agravante é de que eles não têm mais os alojamentos, estão dormindo em um container. Se comparar a  primeira com a segunda visita, piorou a situação”, comenta o presidente do Sintricomb.

Na visita feita pela equipe do sindicato em maio, problemas como salários em atraso, ambiente insalubre, ausência de treinamentos de segurança, entre outros problemas foram detectados.

O engenheiro Rafael Knihs, da Prefeitura, confirma que a situação chegou ao conhecimento do município e uma nova vistoria foi feita, confirmando que nada mudou.

“A Prefeitura já havia notificado a empresa um mês atrás sobre as condições do local. Até agora não fizeram nenhum tipo de melhoria. Essa situação está vinculada para a medição e os pagamentos, porque não foi feito nenhuma melhoria no local depois do pedido”, disse ele.

Otaviano explica que uma nova visita será feita na segunda-feira, dia 12, desta vez com membros da Prefeitura e dos dois sindicatos, o dos empregados e das empresas, para avaliar as mudanças exigidas.

“Para verificar novamente as condições  e tomar as decisões necessárias para preservar a  segurança dos trabalhadores, bem como o local onde está sendo executada a obra. Viemos pleiteando a legalização na obra”, finaliza ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − 7 =

Pin It on Pinterest