Assinada a Convenção Coletiva Brusque 2018-2019

A Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 dos setores de construção civil e mobiliário de Brusque e região já está assinada. O ato que oficializa as propostas acordadas entre as comissões de negociação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) foi realizado na manhã da última quarta-feira, 30.

A nova CCT tem apenas oito páginas e foi enxugada a partir de acordo entre as duas entidades. Foram mais de 20 itens retirados do documento em relação às versões de anos anteriores. Todos eles tratavam de direitos e benefícios que o trabalhador possui e que já são assegurados pela lei maior, que é a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, afirma que isso deixa a CCT mais fácil de ser estudada e de se localizar informações que sejam importantes para o empresário e o trabalhador quando necessário.

“Era um pleito nosso antigo. Tinha muita coisa que a lei maior já assegura ao trabalhador”, frisou ele.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, afirma que a negociação deste ano foi difícil, tendo em vista que a classe patronal queria alterar algumas das conquistas asseguradas há anos pela classe. Entre elas o subsídio cônjuge e o prêmio frequência. Porém, prevaleceu o bom senso.

“Foi uma negociação diferente dos outros anos, tendo em vista que tivemos a reforma trabalhista no final do ano passado. Os sindicatos patronais tinham a orientação de não negociar o que não está previsto em lei. Nós que temos uma negociação coletiva de muitos anos, várias cláusulas que trazem conquistas aos trabalhadores que não estão asseguradas e lei”, pondera ele.

A CCT e o informativo dos valores salariais estão disponíveis no site do Sintricomb, no link CONVENÇÕES.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + 6 =

Pin It on Pinterest