Em 2019, SINTRICOMB vistoriou 492 obras na construção civil

As equipes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) visitaram 492 obras em execução na cidade de Brusque de janeiro a dezembro de 2019. Foram 2.064 trabalhadores entrevistados nesse período.

A ação faz parte das visitas diárias feitas pela entidade com objetivo de mapear a situação do setor, bem como orientar sobre o uso de equipamentos de proteção e combater a informalidade. O trabalho ocorre desde 2012 e tem parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON).

De acordo com os números, foram identificados 801 trabalhadores que atuavam sem registro em carteira de trabalho. Com isso, as referidas empresas acabaram notificadas a regularizar a situação dos funcionários.

“A Carteira de Trabalho assinada é a única garantia que o trabalhador tem. Não só para sua segurança, mas a da família dele também. É com ela que ele vai poder buscar algum benefício junto ao INSS se vier, por ventura, a sofrer algum tipo de acidente ou ficar doente”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

As visitas em obras são realizadas diariamente. As equipes são formadas por representantes do SINTRICOMB, do SINDUSCON e, em outras vezes, contam com apoio de órgãos como a Vigilância Sanitária e Crea-SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezesseis =

Pin It on Pinterest