Em reunião do Fórum Sindical, Sintricomb avalia desdobramentos da Reforma Trabalhista

O Sintricomb participou nesta segunda-feira, dia 17 de julho, de mais uma reunião do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, do qual e filiado. O encontro aconteceu no Sindicato dos Empregados no Comercio de Brusque. O Sintricomb foi representado pelo presidente Izaias Otaviano e pela diretora Patricia Cestari.

Entre os assuntos debatidos na ocasião estava a reforma trabalhista, aprovada pelo Senado Federal na semana anterior e sancionada rapidamente pelo presidente da República, Michel Temer. Os sindicalistas que integram o Fórum entendem que haverá um grande retrocesso em termos de direitos dos trabalhadores. As muitas mudanças feitas em cláusulas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) com a reforma deixam dúvidas e geram interpretações divergentes.

Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, um dos argumentos utilizados pelos que defenderam a aprovação da reforma não foi claramente explicado para a população, o fim do chamado imposto sindical. Otaviano destaca que a mensagem foi de que os sindicatos seriam atingidos diretamente pela perda de receita como se o valor do imposto ficasse todo com as entidades sindicais.

“O que não disseram e que esse valor não fica todo com os sindicato. Uma parte vai para o bolso do governo também”, frisou ele.

Na avaliação do presidente do Sintricomb durante a reunião do Fórum, os sindicatos precisarão buscar novas formas e alternativas de fortalecer a arrecadação e, ao mesmo tempo, chamar o trabalhador para mostrar sua força nas negociações com os patrões. Algo que pode vir a ser positivo, pois coloca o poder de decisão ainda mais nas mãos do empregado.

O presidente do Sintricomb informou que pediu para a assessoria jurídica do sindicato um estudo minucioso sobre as alterações vindas com a reforma trabalhista na legislação para que possa estabelecer uma forma de atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + nove =

X

Pin It on Pinterest

X