Encontro de Encarregados e Mestres de Obras foi realizado no sábado

A manhã do último sábado, 9, foi de orientações e dicas de prevenção no 6º Encontro de Encarregados e Mestres de Obras. O evento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), foi realizado na sede recreativa da entidade, o Recanto Claraíba, no Distrito de Claraíba, em Nova Trento. Na oportunidade, o público presente assistiu às palestras do radialista Sérgio Ferreira e do advogado Heinz Roberto Lombardi.

Ferreira explanou acerca da importância da prevenção ao câncer de próstata. Ele relatou a experiência que viveu com a doença, o que o obrigou a tomar decisões difíceis e mudar radicalmente a maneira como enxergava a vida.

“O melhor seria não ter passado pela situação. Mas como passei, pela situação, me vejo no dever de estar compartilhando essa experiência por doía motivos. O primeiro é de conscientizar as pessoas sobre a necessidade dos exames preventivos e não passar por tudo que passei. E, num segundo momento, compartilhar o que tenho comigo, como cristão, que é a fé”, destacou ele.

Já o advogado Heinz Lombardi falou a respeito de relacionamento interpessoal, com foco em assédio moral no trabalho, bem como a responsabilidade civil e criminal nos canteiros de obras. Ele frisou os principais pontos que existem na legislação para coibir a prática do assédio moral. Lembrou aos presentes, ainda, o quanto é difícil comprovar a mesma, bem como alertou para os cuidados ao se fazer tal acusação e não conseguir provar.

“O assédio moral é algo que vem cada vez mais se fortalecendo e é necessário que, na relação de emprego, haja essa conscientização. Então, senti que, realmente, o trabalhador carece dessas informações”, pontuou.

Para o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, os dois temas estão intimamente ligados com a rotina dos profissionais que atuam no setor. Daí a importância de se levar esse tipo de informação a eles, que são formadores de opinião dentro de empresas e nos canteiros de obras.

“Aquilo que queríamos com os mestres de obras foi alcançado, que era trazer eles para um momento de confraternização, de conscientização. Um momento em que fazemos com que eles tenham a consciência da responsabilidade dentro dos canteiros de obras e chão de fábrica”, pontua o sindicalista.

Além da palestra, o público participou do sorteio de brindes, oferecidos pelo sindicato e por empresas patrocinadoras da ação.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 11 =

Pin It on Pinterest