Mais de nove mil atendimentos são realizados no Dia Nacional da Construção Social

Foi uma tarde de muita diversão, prestação de serviços e confraternização entre trabalhadores da construção civil, empresários e suas famílias. Ações que marcaram a 8ª edição do Dia Nacional da Construção Social, em Brusque, que este ano tem como tema: “O Futuro dos Nossos Filhos”.  O evento é realizado anualmente pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), junto do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e coordenado em todo o Brasil pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).  Ao todo foram realizados mais de 9 mil atendimentos e mais de mil pessoas passaram pelo evento.

O número de participantes, menor que nas edições anteriores, foi motivado pelo mau tempo, já que choveu durante boa parte da tarde. Apesar disso, muitas famílias compareceram. Entre elas a do trabalhador Patriqui José de Andrade, que trabalha numa madeireira e veio ao evento trazer as filhas Larissa, de 3 anos de idade e Bruna, de 10 anos. “Este é o primeiro ano que venho ao Dia Nacional da Construção Social e trouxe minhas filhas porque soube das inúmeras atividades que tem aqui. Elas se divertiram muito e eu aproveitei para fazer alguns exames”, disse ele.  E não faltaram atividades para a família do Patriqui e para todas as demais que estiveram no Centro Esportivo do SESI, onde mais de 40 entidades parceiras ofereceram gratuitamente uma série de serviços, entre eles: de beleza como corte de cabelo masculino, manicure, maquiagem e sobrancelha; ações de saúde como massagem, aferição da pressão arterial, orientações sobre gestação, avaliação física e teste de glicose, orientação nutricional, saúde auditiva.

O DNCS também contou com ações de lazer como escultura de balão, pintura facial, personagens infantis e brinquedos infláveis, além de rapel, chute a gol e uma brinquedoteca; bem como ajuste e limpeza de lentes de óculos; oficinas para ajudar no orçamento doméstico como de sabonete glicerinado e de stêncil e ainda oficina de maquete e personalização de bolsas e camisetas. A prevenção de acidentes de trabalho também teve destaque no evento, com orientações para os trabalhadores.  Novas tecnologias e segurança  Outra atração que chamou a atenção de pais e filhos foram as atividades apresentadas pelo SESI e pelo SENAI de Brusque.

O Serviço Social da Indústria montou numa grande estrutura apresentando a plataforma Seif, que faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, gestão, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obras. Também foi apresentado o Guidoo, uma plataforma digital para trabalhadores receberem orientações de saúde a distância. Nessa solução de teleaúde, em fase de testes com algumas empresas do Estado, os usuários contam com atendimento individualizado de profissionais de saúde e a eles são direcionadas dicas de saúde adequadas a seus perfis, interesses e necessidades.

“Para as entidades da FIESC que participam do evento é muito importante mostrar o trabalho que realizamos voltados às novas tecnologias, à saúde do trabalhador e, principalmente, os cursos que oferecemos preparando os jovens para a indústria 4.0 que é futuro”, lembrou o vice-presidente da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.  Os trabalhadores ainda participaram de uma experiência de realidade virtual, que permitirá ao usuário perceber, de forma sensorial e imersiva, os riscos associados ao trabalho em altura, favorecendo a conscientização e promoção de comportamentos seguros nos ambientes de trabalho.  Além disso, o SESI ainda trouxe oficinas de robótica e oficina de ciências que atraíram a atenção da criançada.

Mateus Kolinski, tem 13 anos de idade. O adolescente é autista e veio ao evento acompanhado dos pais e da irmã. A mãe conta que ele soube das atividades que teriam no evento, inclusive de robótica e insistiu para conhecer tudo.  “Ele ama tudo que é relacionado às novas tecnologias, à robótica e a estes jogos. Queria ter condições de pagar um curso para ele, pois sei que meu filho se destacaria”, falou a mãe de Mateus, Zenilda Koliski.

E quem curte velocidade desde pequeno e quem sabe, será um engenheiro, o SENAI montou um circuito com o kart  elétrico, que foi projetado e produzido pelo alunos da instituição. Os participantes do DNCS participaram de um sorteio e puderam pilotar a máquina. O Paulo Eduardo Fontana de Jesus, de 14 anos de idade, foi um dos “pilotos por um dia”. “Eu adorei pilotar. Parece um kart destes que a gente vê na televisão. Parabéns pra quem fez, pois tem muita precisão”, contou o estudante.

O Serviço Nacional de Aprendizagem industrial também apresentou no DNCS o ensino Conecte, que é a nova metodologia de ensino médio oferecido pelo SENAI no Estado; além de um espaço interativo com jogos e oficinas e ainda o espaço de tecnologia voltado à Indústria 4.0, com impressora 3D.

O Evento contou ainda com apresentações culturais, distribuição de cachorro-quente, refrigerante e salgadinhos para os participantes, além de sorteios de vários brindes.  “Mais uma vez recebemos a família da construção civil de braços abertos e com uma série de atividades onde percebemos a confraternização do setor. Gostaria muito de agradecer aos nossos parceiros que trouxeram todos estes serviços gratuitos e atenderam a todos”, destacou o presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, também comemorou a realização do evento. “A avaliação que fazemos é de que atingimos o objetivo de fazer um evento de confraternização, em que o trabalhador compareceu. Isso nos deixa muito satisfeitos, porque tudo é feito pensando nele e em seus familiares. Por isso saímos desta edição com a sensação do dever cumprido”, salientou.

Confira todos os registros no Facebook do Sintricomb e no do Dia Nacional da Construção Social, bem com na galeria de fotos abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 2 =

Pin It on Pinterest