Sintricomb participou do Momento Empresarial no DNCS 2017

O Sintricomb participou na manhã de sábado, 19 de agosto, do Momento Empresarial, com palestra do médico do trabalho Gustavo Nicolai, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele palestrou a empresários da construção civil e mobiliário de Brusque e região sobre o e-Social e seus impactos nas empresas. O evento, que faz parte do Dia Nacional da Construção Social em Brusque já há quatro anos, aconteceu nas dependências do Restaurante Aromo.

Nicolai abordou o tema SST – Custo ou investimento e E-Social, assunto que está sendo discutido em todos os setores, o qual vários empresários ainda tem dúvidas.

“Hoje a gente já tem ferramentas gratuitas na internet onde as empresas conseguem identificar e conhecer a sua realidade em termos de custos com acidentes. Em três anos com esta ferramenta tramitando, sabemos que em media as empresas brasileiras pagam só em aumento tributário, cerca de R$ 9 mil 417, por um acidente de trabalho  e mais de 73 mil por um afastamento. Estes números são justificativa suficiente para que seja investido em prevenção”, informou o médico.

Gustavo Nicolai também falou sobre o e-Social, que faz com que as empresas sejam obrigadas a enviar dados sobre contratação de mão de obra dentro do ambiente de trabalho. Segundo ele, quando entrar em vigor e funcionamento, o sistema vai transformar o modelo de fiscalização atual, abordando 100% das empresas.

“Não tem mais espaço no e-Social para o jeitinho ou para aquelas empresas que pensam que não haverá mais fiscalização. O cerco se fechou para quem descumprir a lei”, concluiu.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, também participou do evento. Na abertura, ele destacou a importância do Momento Empresarial e a parceria que o Sintricomb mantém com o Sinduscon, já que este evento é voltado ao empresariado do setor. O tema deste ano, na visão de Otaviano, foi bem escolhido, pois afeta diretamente a todos os segmentos.

“Foram informações importantes e esclarecedoras, que dizem respeito a todos nós, sindicato dos trabalhadores e empresas, pois todos seremos afetados pelo e-Social. Além disso, os números que ele trouxe sobre o custo de acidentes do trabalho mostram o quanto é importante se investir em prevenção”, pontuou Otaviano.

Além do presidente do Sintricomb, participaram do Momento Empresarial diretores e funcionários do sindicato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 16 =

X

Pin It on Pinterest

X