Sintricomb, Sinduscon e Crea-SC selam parceria de trabalho

Uma reunião entre três entidades que atuam no setor de construção civil foi realizada nesta segunda-feira, 26, com objetivo de traçar ações e combater problemas de segurança nas obras, informalidade e irregularidades. Do encontro participaram membros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) e do Conselho Regional de Engenharia (CreaSC).

Na reunião, realizada na sede do Sintricomb, algumas ações foram estabelecidas para reativar a parceria entre as entidades. Entre elas estão visitas em conjunto, nãos quais deverão ser observados nas obras em andamento itens como documentação, autorizações legais, comprovação de treinamentos na área de segurança e profissionais responsáveis pelos serviços devidamente identificados.

Entre os documentos está a apresentação das Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART), exigidas pelo CREA, bem como verificação sobre se os microempreendedores individuais (MEIs) estão habilitados para executarem as atividades e se as mesmas constam como principal na relação permitida legalmente.

O técnico em segurança do trabalho do Sinduscon, Rivanildo Cerqueira, afirma que a preocupação com as questões de segurança nos locais de obras em execução deve ser constante e de todos. Inclusive dos profissionais que atuam sem vínculo com empresas. Os chamados autônomos, modalidade que não é permitida na construção civil, mas que vem ganhando força com a criação das MEIs.

“Os autônomos acham que fazer um investimento na área de segurança é gasto. Isso é puro mito. Eles precisam entender que é conscientização, que é  através dela vão saber dos riscos que estão expostos”.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, afirma que o trabalho de vistorias nas obras vem sendo feito já há alguns anos e de forma frequente através da parceria com o Sinduscon. O apoio do Crea também vai possibilitar que os trabalhos sejam ampliados.

“Temos muitas pautas em comum e o Crea tem sido bastante parceiro nas atividades que fazemos. E essa reunião serviu para traçar novas parcerias para o ano de  e trocar experiências”, frisa ele.

Participaram da reunião no Sintricomb o presidente da entidade, Izaias Otaviano, o diretor Dari Mota Sutil, que integra as equipes de vistorias, o coordenador de visitas em obras e de segurança no trabalho do Sintricomb, Clovis Lewin, a técnica em segurança do trabalho do Sintricomb, Kátia Regina Martins, o técnico em segurança do trabalho pelo Sinduscon, Rivanildo Cerqueira, a fiscal do Crea, Denise Bortolotto, e o diretor regional Brusque do Crea SC, Armando Walendowsky.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − dois =

Pin It on Pinterest